segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Capitulo 1: Onde cozinhar - Panelas, para que te quero!?


"Dobra trabalho, dobra canseira.

Fogo flameja. Ferve, caldeira."


Shakespeare.

Canto das Feiticeiras, Macbeth.


Panelas sem duvidas são à base de uma cozinha! Pelo menos 40% dela. Sem elas o ato de cozinhar seria no mínimo estranho... O interessante é que desde os primórdios as panelas não param de evoluir. No inicio da historia, vimos às panelas de barro sendo usadas para cozinhar o alimento. No império romano, vimos às panelas de estanho matar os nobres mais cedo (por intoxicação) do que a plebe (que ainda usava a panela de cerâmica). Em seguida, na idade média, as panelas de ferro tomando conta das cozinhas, chegando até os dias de hoje com uma variedade gigantesca de materiais! Panelas de pedra, inox, vidro, ferro com esmalte, Teflon, barro/cerâmica, Cobre, Latão, Alumínio, Thermoflon, Titânio, Adamantium, Pedaço de meteorito... Entre outros materiais que nem imaginamos! Não apenas em questões de design, mas tecnologias também! Hoje nos temos panelas para cozinhar com pressão, elétricas, para cozinhar a vapor... E a gente achando que só existia frigideira (pro mexidão), panela (para o miojo) e leiteira (pra esquentar a água do café)... Pois é...

Veja abaixo a nossa primeira listinha do que ter na cozinha!


Panelas: São os coringas da casa! Podemos fazer tudo nelas! Agora, se fica bom é outra coisa. O ruim das panelas é que ficamos dependentes delas... Queremos fritar ovo, ferver água, assar bolo, fazer sopa, etc... A idéia é ter uma grande para fazer um picadinho, uma receita com mais quantidade, uma media para o arroz, e uma pequena para coisas rápidas...


Panela de pressão: Foi inventada em 1679, pelo físico francês Denis Papin que criou para “amolecer carnes e ossos em pouco tempo”. Basicamente é para isso que usaremos a bendita, para amolecer carnes e leguminosas, em pouco tempo, assim economizar gás e energia. Para caldos, purês e outras extravagâncias do mundo moderno... Outra coisa interessante: Depois que ela pega pressão, pode abaixar o fogo, porque a temperatura e a pressão interna da panela não vai aumentar, independente de quanto você aplique calor.


Panela de ferro: Eu sou um grande fã das Panelas de Ferro. Primeira por que elas pegam uma temperatura ótima para bater bifes, fazer picadinhos, entre outras... Segunda, por razão nutritiva! Elas conseguem manter os nossos níveis de ferro equilibrados. Se você puder ter uma grande (de 5L a 7L) é muito bom, porem, uma menor (4L a 2L) da conta do recado.


Caldeirão: É aquela com duas alcinhas. Boas para sopas, cremes, risotos e gororobas em grande quantidade. Gosto mesmo dessas!! Vale à pena ter uma grandona e uma pequerrucha, mais pela questão de quantidades... Mas uma só da conta.


Frigideira (1 grande, 1 média e 1 pequena): Seguem o mesmo principio das panelas! São ótimas para todo o tipo de fritura e finalização. Se você tiver as de theflon, tua vida ta feita! São fáceis de lavar, lidar, pegam temperatura rápida, e se você souber utilizar, duram muito tempo. As grandes são boas para bifes, steak, omeletes, etc. As pequenas para finalizar.


Leiteira: Eu até hoje não vejo diferença entre leiteira e caneca... Mas eu suspeito que seja uma questão de higiene... Ficamos combinados assim, vai leite na receita, vai esquentar leite, fazer qualquer coisa com laticínios... Neste caso... Que venha a leiteira!


Chaleira: Eu não vou escrever que são boas pra fazer chá, porque é insultar de mais quem lê... Mas posso dizer que existem vários modelos! Com infusores dentro, esmaltadas, e as mais importantes (principalmente se você for como eu e sofrer de Déficit de Atenção e Hiperatividade), as que apitam... Vai por mim... Esquecer panela de água fervendo no fogão é mui perigoso!


Canecas (1 grande, 1 média e 1 pequena): Para todos os tipos de caldo, sopas e fervuras que você queira fazer.


Assadeira Retangular, Assadeira Redonda e Forma Redonda de bolo e de pudim em anel (1 grande e 1 pequena DE CADA): Existem de vários modelos (lisos, canelados...)e materiais. Boas para tortas, bolos, doces, mousses, terrines... É legal investir nos refratários, pois podem sair do Forno/Freezer e irem direto para a mesa... Mas ai vai de cada um...


Existem milhões de tipos de panelas. Espagueteiras, Wok, Cozimento a Vapor, panelas de Paella, panelas para peixes, grills, etc. Mas estamos iniciando nossas compras em cozinha, então, é isso que precisaremos na parte de “onde cozinhar”. Próximo passo... Com o que cozinhar, porque, só com a mão não dá!


Aqui é Rafael Botura, dizendo: Ferve caldeira!!!

Um comentário: