quarta-feira, 23 de junho de 2010

Yes! We Got Waffles! - Que Começe a Invasão!


Waffles! Tem coisa mais Norte-Americana que Waffles??? Wafles com Syrup? Waffles com Mapple? Waffles com Geléia? Waffles com banana? Epa! Banana é nossa!!! Rrsrssrs! Sim os Waffles invadiram nossas cozinhas! O que não era de se admirar. Se você for pensar, o Brasil ja absorve tendencias e manias de não só dos E.U.A. e Canada, mas de varias outras nações, criando assim esse belo mosaico de miscigenações e sincretismos! (Nossa, durmi com o Aurélio do travesseiro!rsrsrsrsrs) Um dos exemplos mais tipicos de absorção de habitos estrangeiros é o uso do Jeans! Queria saber quem foi o louco que achou que nesse calor dos trópicos nós deveriamos usar um tecido tão quente e pouco maleavel!
Enfim, voltemos aos waffles... Andei pesquisando na "infernet" e descobri algumas "cocitas" sobre o waffle. O que pude enteder é que o waffle era feito na Idade Média, aproximadamente no Séc XIV (eu vou dar um jeio nesses "pauzinhos" logo, logo!) e vendido proximo as igrejas em dias santos. O engraçado é que o masueio do ferro na epóca fazia com que existisse varios tipos de formas! E uma delas era composta de duas chapas de ferro conectadas por um elo, com dois cabos de madeira (Tostex?). Essa "forma" era levada ao fogo com uma mistura feita de aveia e cevada, a qual resultava em uma assado fino e croscante chamado pelos religiosos de... Wafre (e não Waffle)!
O engraçado é que a massa era a base para varios tipos de bolos e assados, sendo assim, o formato dava nome ao "bolo"! E tem mais... Não existia "Renata" nem "Dona Benta" naquele tempo! A farinha de trigo processada começou a ser feita tempos depois! Arê!!
Mas como essa massa de cevada e aveia, fina e crocante se tornou aquela delicia macia que deixa varios nortes-americanos fofos?? (agora a coisa vai pro brejo, segura...)
RESUMIDÃO-MEGA-RAPIDO-PIOR-QUE-A-RAZÃO: Thomas Jefferson trouxe as placas de fazer waffle (tostex???) da França, que por sua vez tinha sobre seu dominio em um periodo da história a Holanda, que ja teve varios arranca-rabos com a Belgica por patentes de receitas de Patisseries que....AAAAAAAHHHHH!!! CHEGA! A culpa é do Thomas! Para passar inveja nos amigos, começou a promover umas "Waffles parties" e o povo muito do invejoso começou a produzir os chapas. Até que veio a luz da Tecnologia, Julia Child e a Cuisinart e fizeram o életrico (não que Julia Child tenha inventado a maquina de Waffles elétrica, mas ela divulgou bastante seu uso).
Bom! Como nós aqui da terrinha não nós contentamos com essas coisas, inventamos algumas variedades (coisa de brazuka)!! Fizemos uma demostração/degustação no Spicy Gourmet! (As receitas foram sugestão do chef Zé Maria). Segue as receitas:

Waffle Doce

Ingredientes:

200 gr de cream cheese
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xicara (chá) de açúcar
1 colheres (chá) de fermento em pó
3 ovos (separe 2 claras)
1 xícara de leite]
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher de chá de canela

Como fazer:

Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Bata as gemas, adicione o leite, óleo e o cream cheese. Acrescente a farinha e bata na batedeira até ficar uma massa lisa. Bata as claras em neve e junte à mistura anterior, mexendo delicadamente (repetindo, De-li-ca-da-mente!). Aqueça a máquina de waffle e coloque a massa, sem encher muito para não derramar. Feche a tampa e deixe até dourar. Repita a operação até terminar a massa. Sirva com manteiga, mel, geléia, compota de frutas, maple ou calda de chocolate.

Sugestão adicione 2 bananas ou 2 maças com 1 xc de passas a massa tudo isso cortado ou ralado. (Nota do Rafa: Eu joguei as bananas picadas e passei o Mixer na massa para triturar elas!! Depois eu adicionei as passas. Ficou lindo e delicia!! finalizei com as maças raladas e mel)

Waffle de Salmão com Cream Chesse e Rucúla (SIM, EXISTE WAFFLE SALGADO)

Ingredientes:
400 gr de cream cheese
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (cafe) sal
1 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos (separe 2 claras)
1 xícara de leite
4 colheres (sopa) de óleo
3 colher de queijo ralado
200 gr de salmão defumado
1 mç de rucúla

Como Fazer:

Bata no liquidificador os ovos, o leite, óleo, 2 xícaras de queijo parmesão, sal, e metade da caixa do cream cheese. Junte a farinha já com o fermento. Reserve. Coloque a massa no seu aparelho de waffle e adicione um colher de cream cheese e um pouco de salmão defumado e a rúcula. Deixa assar e pronto. (Nota do Rafa: Vamos combinar que salmão para que mora no interior é um pouquinho dificil, né? Ai o chef Zé deu a dica com o presunto cru... Fino, não? Peguei o bom e velho presunto de padaria e mandei bala no bichinho (tudo no processador do mixer!!)! Ficou B-Ã-U-M-D-E-MA-I-S!! Rsrsrsrs!!

Aqui é Rafael Botura dizendo:
NO TABULEIRO DA BAIANA TEM: Mungunza...Oi?...Caruru...Oi?...WAFFLE....Oi?...Etc...

Um comentário: