quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ribeirão Preto, o pólo gastronômico: talento natural ou jogada comercial?

Após a leitura muito interessante da edição gastronômica da revista Revide é natural nos fazermos algumas perguntas e observações a respeito.

Segundo a Edição Especial de Gastronomia do dia 17 de abril de 2009 da REVIDE, Ribeirão Preto vem caminhando para se tornar uma cidade gastronômica devido aos chefs que aqui se instalaram... EU TRUCO! O processo de absorção da gastronomia por parte da população vem desde nossa formação sócio-cultural como cidade. Vamos fazer um rápido passeio no tempo, aproximadamente em 1840, quando Ribeirão Preto ainda era apenas uma parada para comerciantes trocar informações e descansarem seus cavalos, tendo registrado sua fundação em torno de 1856 a partir do núcleo de fazendeiros locais MAIS os comerciantes que passavam pela região. Temos o nosso primeiro ponto, comerciantes eram, para a época, pessoas com vasta bagagem cultural devido suas longas andanças pelo Brasil. Vamos mais em frente e temos o BOOM cafeeiro que nos elevou ao status de aristocracia rural e de 1880 a 1940 era habito cultural para pessoas da alta sociedade sair para jantar, e para Ribeirão Preto era mais que natural visto que o café naquela época era garantia de 150% de lucro no momento do plantio e teríamos ainda mais uma injeção cultural com a chegada dos bravos imigrantes italianos. Com a quebra da bolsa em 1929 temos muitas famílias da alta sociedade ribeirão pretana descendo economicamente na pirâmide social (MAS SÓ ECONOMICAMENTE, POR QUE O EGO E A POMPA ELES ESQUEÇERAM LÁ NO TOPO) e famílias de empreendedores classe media ou baixa ascendendo para o topo, ou seja, misturamos hábitos entre varias camadas. NOTA: Em tese, onde se tem dinheiro existe gasto com educação...

Voltemos próximos ao dia de hoje. Você acha que a marca per capita 56 litros de cerveja é mérito apenas do ribeirão pretano? TRUUUUUCOOOO!!!! Ribeirão Preto é uma cidade universitária, naturalmente estudante enche o copo durante 4 a 6 anos e volta pra sua cidade! Feche todas as universidades, escolas de cursos técnicos e cursinhos de Ribeirão Preto, veja pra onde vai toda essa cerveja e conta quanto tempo os finos restaurantes divulgados pela REVIDE vão ficar no “A La Carte”... Em menos de três meses, vários já estarão servindo rodízio ou “Pague e coma a vontade”!

Ribeirão Preto possui aproximadamente (ou mais) 50 cursos, entre graduações, pós-graduações, cursos livres e técnicos ligados direta ou indiretamente a alimentos e bebidas e a Revide tem a pachorra de dizer que estamos caminhando para se tornar uma cidade gastronômica!
Já somos naturalmente pólo de serviço gastronômico! Atendemos toda a região do município seja com equipamentos (restaurantes, lojas de produtos gastronômicos, bares, etc.), ou seja, como difusor de cultura gastronômica (Restaurantes Típicos ou mesmo nosso ícone, o choppe). De forma alguma estou contestando o talento dos chefs citados na Edição Especial, com certeza muitos merecem estar lá e eu admiro muitos deles, mas precisamos entender até que ponto é gastronomia e até que ponto é propaganda. A gastronomia é algo mais sério do que finos jantares e festas em revistas, mas isso é algo para meu próximo artigo...

Fiquem atentos, aqui é Rafael Botura dizendo “o prato é maior na foto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário