sexta-feira, 26 de março de 2010

Pipoca! - Sabado, Domingo e Segunda.



Titulo Original: Sabato, Domenica e Lunedí.

Lançamento: 1990 (Itália)

Direção: Lina Wertmüller
Atores: Sophia Loren, Luca de Filippo, Luciano de Crescenzo, Alessandra Mussolini, Pierluigi Cuomo, Jérôme Anger, Ester Carloni, Giuseppe de Rosa, Luca Greco, Isabelle Illiers, Pelos Lo Capria, Anne-Marie Philipe, Nuccia Fumo, Enzo Cannavale, Mario Scarpetta, Pupella Maggio, Isa Danieli.
Duração: 119 min
Gênero: Comédia

História: Perto do Vesúvio, na antiga cidade de Pozzuoli, desde de eras imemoráveis a terra se move, subindo e descendo lentamente, tanto que as pessoas que vivem na região já estão habituadas. Os cientistas chamam este fenômeno de acomodação sísmica, mas existem aqueles que acreditam que estas terras dançantes são assim por causa do antigo culto da Grande Mãe, que há milhares de anos era a Deusa Rainha e habitava as profundezas da terra e os abismos marinhos. Um dos seguidores do culto era Luigi Iannello (Luciano de Crescenzo), um professor e cientista. Para ele a deusa se identificava com várias figuras femininas e entre elas estava sua vizinha Rosa Priore (Sophia Loren), que é casada com Don Peppino (Luca de Filippo). Rosa é famosa por seus dotes culinários, em especial por seu ragu. Num almoço com a presença de Rosa, Peppino e os três filhos do casal, Luigi e sua esposa, Peppino diz que sua paciência está acabando, pois deixa claro existir algo entre Rosa e Luigi, pois entre outras coisas ela há três meses o olha com uma certa indiferença. Rosa se revolta e o casal tem uma séria briga na frente de todos. Mas o início de tudo isto foi há três meses, quando Rosa e Peppino foram almoçar na casa de amigos.

Nota do Rafa: Antes de mais nada, gostaria de acrescentar que as informações acima foram tiradas da internet, porem o que eu mais gosto neste filme (sim eu vi o filme! Eu só comento algo quando eu realmente fiz, passei, vi, comi, li, etc... entenderam, né?) é como ele lembra a minha familia. Minha decendencia é basicamente 3/4 italiano e 1/4 português (e tem hora que esse 1/4 grita! rsrsrs). O filme gira em torno do almoço de domingo realizado pela famosa Rosa Priori! O legal é como tudo gira em torno da preparação do almoço e de se manter a tradição da receita (como visto na cena da discução com no açogue), isso é muito legal porque eu ja vivi isso! Quando eu saia com a minha mãe ou a minha querida avó! Era muito igual!!! A questão de manter a receita a risca também é muito interessante... Hoje nós vamos muito pelo lema pão de Açucar "O que faz você feliz?"... O.K. vamos quebrar barreiras! Derrubar moldes antigos! Mas não é legal voltar ao passado e ver sua nona passando a massa no cilindro e colocando tudo de baixo de uma toalha de mesa com farinha para a massa descansar? Ou quando passava a tarde fazendo capeletes e no almoço de domingo brigar com os primos para ver quem ficava com o "capeletão"!rsrsrsrs!! Isso me lembra outra parte do filme, durante o almoço... Quem ja teve a chance de ir em um desse almoços de familia sabe o que eu quero dizer... Comida farta, conversa ao berros e discuções acaloradas!! rsrsrs! também muito bem retratada no filme! Para quem tem essa "Italia na veia" é muito legal assistir este filme, pois você se prende mais no dia-a-dia do que na trama! Outra questão interessante é a figura feminina! A Grande Mãe se faz presente no enredo final (o pós-almoço de domingo)! Por mais turrão que seja o Patriarca da familia, o grande pilar sempre foi a mulher! E como ela sempre põe tudo no lugar!
A receita do Ragu eu vou ficar devendo, mas você pode consegui-la em um livro que se chama "O cinema vai a mesa". Ia fica meio plagio se eu colocasse... Mas eu tenho um carinho muito grande por esse filme e recomendo!

Outra coisinha insignificante: Sophia Loren... VAI SE BONITA/CHIQUE LÁ EM YORKSHIRE!!! Maldita...

Aqui é Rafael Botura dizendo: Alla fine, siamo tutti brava gente!

Um comentário:

  1. cara eu to precisando de uma ajuda sua... eu to precisando desse filme ae pra fazer um trabalho da faculdade... vc sabe algum site q eu possa baixa-lo?

    vlwww

    espero resposta via email se possivel
    vhra@globo.com

    ResponderExcluir