quinta-feira, 25 de março de 2010

Spicy Gourmet - Tajines & Crostinis



Ola pessoal!
E foi dada a largada! Minha primeira aula. Após um laboratório realizado em São Paulo, eu consegui (com poucas falhas, rsrsrs) fazer uma entrada de Crostinis e um Filet ao Molho de Cerveja feito na Tajine. Para quem não conhece (como eu não conhecia) a Tajine é uma panela muito utilizada no Marrocos, geralmente feita de ceramica, ela é utilizada para criar um ambiente parecido com uma panela de pressão misturado com um forno a vapor, condensando temperos e sabores no alimento. Aqui no Brasil ainda não vi uma empresa fazer esta panela, mas a Maxwell & Williams (Marca Australiana de porcelanas) fez um modelo com revestimento de Xylam (antiaderente - joga no google)! Coisa chique!
Foi bem legal fazer estas receitas e utilizar esta novidade. Fiquei um pouco perdido, com bastante medo de errar, mas no fim deu tudo certo! O pessoal gostou, apesar do filet ter ficado um pouco doce (leia-se sem sal, rs) e o crostini ter ficado crocante (leia-se meio torrado, rsrsrs)... Foi bem interessante!
Eu vou colocar abaixo as receitas que foram ensinadas no LAB-Spicy Gourmet pelo Chef Zé Maria Meira.

Crostinis de Tomate Confitados.


Ingredientes:

6 fatias de Pão Italiano. (Nota do Rafa: o Pão do Viena fica estranho!!)
500 gr de tomate pera.
0,50 ml de azeite.
1 limão siciliano.
folhas de tomilho,sal e pimenta.
Grana Padano a vontade.
(Nota do Rafa: se você for como eu e não custuma ter Grana em casa, pode ser um parmesão mas barato, mas tem que ser parmesão para ralar)

Como Fazer:
Coloque os tomates para confitar junto com o azeite e o tomilho, por 20 minutos. Para servir ajuste o sal e a pimenta e adicione o suco de limão por cima de cada uma delicadamente.

A dica é:
O pão não precisa esta grelhado ou assado, apenas bem quentinho.
(Nota do Rafa: O meu crostini não ficou igual o da foto! Rsrsrs! O meu ficou assim...)















Carne de Panela na Tajine

PERGUNTINHA: Preciso de uma Tajine???
Resposta: Depende, se você é como eu que acredita que paciência não é uma dadiva e sim uma espécie maligna de tortura chinesa, sim você precisa de uma Tajine! Nela eu pude selar a carne, criar um ambiente de pressão e de vapor que deram a textura e sabor a carne e seus acompanhamentos. Caso contrário, se você foi abençoado pelo dom da paciência ou já dominou este segredo Shaolin, você precisara de uma panela para selar a carne e uma panela de pressão para criar o ambiente. Você tambem devera abrir a panela regularmente para hidratar a carne... Acho que triplicamos o tempo de preparo...



Ingredientes:

1 kg de filet mingnon
1 colher de sopa de azeite
3 cebolas roxas ou 6 cebolas pequenas.
1 de folha de louro
3 ramos de tomilho
3 colheres de sopa de shoyu
3 colheres de sopa de molho inglês
50 ml de cerveja Cristal (talvez um pouquinho menos)
3 colheres de sopa de açucar marcavo

Como fazer:
Em uma tajine aquecida adicione o azeite, e coloque a carne para selar de todos os lados, logo após adicione os demais ingredientes, feche a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos, retire a tampa e deixe por mais 5 minutos para reduzir um pouco mais o caldo.
Para finalizar, um fio de azeite e as cebolas usadas no preparo!
Sirva com pão, couscous e arroz branco.

Bom, foi assim... ufa!

Aqui é Rafael Botura dizendo: Boa sorte e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário