terça-feira, 1 de junho de 2010

Ra∙ta∙touille: Pomo da Discórdia ou Liberdade Poética?

Ra∙ta∙touille... O que isso tem haver com ratos, meus Deus?? NADA!! Só o filme! Não tem nada de rato na receita! rsrsrsrs!! O ratatouille é uma receita tipica da EUROPA! Em geral!!! Sua primeira aparição histórica é datado no século XVIII (Nota do Rafa: nunca me dei bem com esse "X""V" e esses pauzinhos!! rsrsrsrs), na França, mais especificamente na região da Provença. Ai vem o pomo da discordia.... No decorrer da história, o prato sofre influências espanholas e italianas, alem das outras regiões da França! Seja nas questões de preparo ou ingredientes. Mas isso nós já sabemos, né? Acho que no Século 18 não existia Pão de Açucar ou Carrefour naquela região do mundo (E o povo fala mal da coitada da Zona Lost de SP! rsrsrsrsrs). Agora vem a brincadeira... Coloca um Italiano, um francês e um espanhol e diga para os três prepararem juntos um ratatouille. Deu pra imaginar a cena? Agora pega três brasileiros e pede a mesma coisa.... É EXATAMENTE A MESMA CENA! Foi ai que o Rafitcha aqui resolveu mudar esse conceito! Vamos fazer deste pomo um pão da paz! Coloquemos azeite espanhol, abobrinha italiana, pimentões, beringelas e cebolas para assar em uma panela de ferro com o melhor estilo francês! LIBERDADE! Vamos criar e ousar! Neste final de semana, fizemos no Spicy Gourmet uma receita Ratatouille do Chef José Maria Meira (o grande mentor do Spicy Gourmet - VEJA O BLOG - tem um atalho ali ao lado esquerdo). Não faltaram sugestões e criticas! Desde "Eu nunca vi fazer um Ratatouille assim, isso não é ratatouille" até "Isso ta com um cheiro delicioso, é legal saber que pode fazer no forno ao invês da panela de ferro!".


Eu acho que as receitas existem para nos guiar e não para nos comandar! É muito legal fazer uma receita tradicional, mas não fica legal quando conseguimos dar um toque nosso nela?? Por exêmplo, neste ratatouille eu adicionei alguns dentes de alho "machucados" com a faca (usando a lateral da faca para amassar sem destruir os pobrezinhos). Teve caça ao alho na panela! (EEBBAA!! Alguma coisa eu to fazendo direito! =D )


Segue abaixo a receita:

INGREDIENTES:

1 un de berinjela
1 un de pimentão vermelho
1 un de pimentão amarelo
1 un de pimentão verde
2 un de cebola
100 gr de uvas passas
100 gr de castanhas
200 ml de azeite
Suco de um limão
100 ml de mel karo
Sal e pimenta a gosto
Orégano

MODO DE PREPARO

Corte todos os ingredientes em cubos pequenos, junte tudo e coloque tudo para assar em forno a 180 graus por 1hs e meia, mexendo sempre de 15 e 15 minutos. Sirva com torradas feitas com pão fresco azeite e sal.

MEU TOQUE (não é produto knor... é meu toque mesmo):

1 Abobrinha Italiana (acho que esse nem é meu toque...rsrsrsrs)
5 a 7 dentes de alhos "machucados" (eles precisam estar inteiros para ir ao forno, se não vira pastchocha!)


Para os apaixonados pelo rato, prometo fazer na proxima postagem do "Pipoca!" uma analise/apresentação do Filme Ratatouille. (Nesse vai rato! rsrsrsrsrs)

Agora é com vocês!

Aqui é Rafael Botura dizendo: Panela agora é tela!!! PARLA!

4 comentários:

  1. Parabéns!
    Texto divertido e com conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. oi... ao invés de abobrinha italiana diga ZUCCHINI... só p encher o saco... abs. Caio...

    ResponderExcluir
  3. Dá uma diferença muito grande se alterar o mel?

    ResponderExcluir
  4. Na verdade tem uma pequena diferença sim.
    O Karo (que não é mel) é bem leve e dilui com facilidade no ratatouille. O mel tipo silvestre sera mais presencial por ser mais forte e dificil de dissolver, o contrario do mel de flor de laranjeira, que apresentara notas florais e dissolvera mais facil.
    Mas vale a pena tentar com todos até achar aquele que melhor lhe agrada. =)

    ResponderExcluir